13 °C Lisbon, PT
Novembro 17, 2018

Turismo do Alentejo/Ribatejo lança “Guia de Restaurantes Certificados da Lezíria do Tejo”

O Turismo do Alentejo/Ribatejo lança, a 26 de outubro, pelas 18 horas, no âmbito do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o “Guia de Restaurantes Certificados da Lezíria do Tejo”. O livro – editado em português, inglês, espanhol e francês – apresenta 35 estabelecimentos de restauração certificados que, voluntariamente, aderiram a um projeto da Entidade Regional que visa dignificar, salvaguardar e promover os produtos endógenos e o espólio gastronómico da lezíria, dentro e fora de portas.

Composto por restaurantes dos municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém – descritos por conceito, espaço, oferta gastronómica, qualidade do serviço e experiências sensoriais -, o Guia oferece aos turistas e visitantes uma garantia de qualidade.

A valorização e confeção genuinamente ribatejana, a inspiração nos receituários ancestrais, a utilização de produtos endógenos, a excelência do serviço e das informações prestadas, a decoração, o ambiente, a apresentação de ementas constituídas maioritariamente por pratos típicos e uma carta de vinhos da região são valores presentes nos restaurantes apresentados na referida obra.

Tendo em conta a constante dinâmica da oferta, modernização e requalificação de restaurantes nos 11 municípios da lezíria ribatejana, o processo de certificação continua aberto a todos os estabelecimentos que o pretendam, passando assim a ostentar um selo distintivo e a integrar a versão eBook do Guia.

Para António Ceia da Silva, Presidente do Turismo do Alentejo/Ribatejo, “este Guia é, acima de tudo, uma homenagem aos profissionais, empresários e autarcas que, em estreita parceria com a ERT, insistem na dignificação, salvaguarda e projeção dos produtos endógenos e dos saberes da gastronomia regional, um bem identitário que está entre as principais motivações de visitas turísticas”.

“O turista está cada vez está mais exigente e informado. Queremos reconhecer e evidenciar a excelência gastronómica que os 11 municípios da Lezíria têm para oferecer. A certificação começou com os restaurantes, mas num futuro breve será alargada a outros produtos, como por exemplo o alojamento ou os percursos pedestres, entre outros”.