13 °C Lisbon, PT
Novembro 17, 2018

Makro celebra 2ª Edição do Dia do Negócio Próprio com Fila Mais Longa em Portugal

Empresa surpreende proprietário da Cervejaria Safra, localizada na cidade do Porto, no dia da sua inauguração, criando uma fila com mais de 150 pessoas

Uma rua em frenesim – esta é a forma como podemos descrever as cenas de ontem na rua das Galerias de Paris, no Porto. Isto deve-se à inauguração da Cervejaria Safra. Dezenas de pessoas acederam ao apelo da Makro Portugal e juntaram-se à fila no sentido de surpreender o proprietário deste espaço e ao mesmo tempo manifestar o seu apoio aos negócios independentes.

Este ano, no Dia do Negócio Próprio, a Makro decidiu surpreender um cliente com “A Fila Mais Longa”, no sentido de ir ao encontro de uma das principais preocupações dos negócios independentes em Portugal, que receiam não ter clientes no dia da abertura.

De forma, a Makro desenvolveu uma série de ações e dinâmicas para chamar a atenção e apelar às pessoas para formarem a fila. Criou-se assim, uma longa fila de pessoas, que mantiveram sempre a boa disposição, através de coreografias e canções, em frente da Cervejaria de José Manuel Albuquerque, com o objetivo de criar condições diferentes e impactantes para um início de negócio bem-sucedido. Trata-se de uma campanha de chamada de atenção para uma maior visibilidade para os negócios independentes.

Um número impressionante de mais de 150 pessoas seguiu a chamada da Makro e formou hoje uma longa fila em frente do nº 67 da rua das Galerias de Paris.

“Investimos muito tempo e trabalho para este dia. Foi um desafio para todos e um sonho que conseguimos concretizar em equipa. Ficámos muito contentes com esta surpresa da Makro”, partilhou José Albuquerque.

Destacar a visibilidade dos negócios independentes

Esta iniciativa surgiu no seguimento dos resultados do mais recente “Own Business Study” que mostra o quão importante a visibilidade é para os negócios independentes, especialmente numa fase inicial. Dez mil pessoas em 10 países, incluindo Portugal, foram inquiridas pela empresa mãe da Makro Portugal, a METRO, cobrindo tanto proprietários como clientes de negócios próprios acerca das suas experiências. De acordo com o estudo, 54% dos proprietários de negócios entrevistados em Portugal referem a falta de clientes no dia de abertura como um desafio particular para o seu empreendimento. Os consumidores, por outro lado, não sentem que a visibilidade dos negócios independentes seja suficiente. 71% dos consumidores em Portugal referiu ter dificuldades em encontrar estabelecimentos independentes. A razão para este facto torna-se clara no estudo: apenas 37% dos proprietários de negócios próprios em Portugal tem um website próprio e apenas 58% tem uma página nas redes sociais.