12 °C Lisbon, PT
Novembro 16, 2018

Kaspersky Lab e cerveja Pilsner Urquell juntas para proteger indústria de bebidas

Os ciberataques contra redes industriais tornaram-se prevalentes nos últimos anos. De acordo com a equipa ICS CERT (Industrial Control Systems Cyber Emergency Response Team) da Kaspersky Lab, 37.8% dos computadores ICS a nível mundial foram vítimas de um ciberataque no segundo semestre de 2017.

Um único ciberataque industrial pode ter graves consequências – como a capacidade de afetar processos industriais ou mesmo ameaçar a estabilidade da empresa, com as perdas financeiras a atingirem uma média de $1.2M de dólares quando um incidente não é detetado dentro de uma semana. Estas razões levaram a Plzensky Prazdroj a colaborar com a Kaspersky Lab para identificar possíveis vetores de ataque e falhas de segurança na sua complexa infraestrutura de IT.

A Kaspersky Lab levou a cabo uma extensa e minuciosa auditoria de cibersegurança (CSA), uma auditoria tanto remota como local mas minimamente invasiva, que começou pela infraestrutura e pelo desenvolvimento de um modelo de ameaças para as duas cervejarias e para as 8 linhas de montagem da fábrica. A CSA também examinou a rede corporativa conectada à zona industrial e o software SCADA, além de identificar todas as conexões externas e não controladas ligadas à fábrica. Como resultado, os especialistas da Kaspersky Lab apresentaram uma lista de vulnerabilidades – entre elas, vulnerabilidades zero-day – além de detalhes de possíveis vetores de ataque e um conjunto de recomendações a aplicar. Desta forma, a equipa de segurança IT da Plzeňský Prazdroj conseguirá evitar potenciais ataques e as suas consequências desastrosas que iriam afetar a segurança, desempenho e resultados da empresa.

“A análise apresentou-nos várias recomendações para o ciclo de segurança e revelou-nos fraquezas nos processos de proteção. Há várias áreas que necessitam de melhorias e todas as conclusões foram apresentadas no relatório final”, afirma Miroslav Zajíc, Analista de IT na Plzeňský Prazdroj.

“As ciberameaças a ambientes industriais são fundamentalmente diferentes das ameaças tradicionais que as empresas ou os indivíduos podem enfrentar, tanto em termos de complexidade como a nível de potencial perigo, que pode ser desastroso,” diz Maxim Frolov, Vice-presidente de Vendas Globais da Kaspersky Lab. “Os especialistas da equipa ICS-CERT da Kaspersky Lab reúnem o melhor talento a nível global para aconselhar as organizações e ajudá-las a protegerem-se neste ambiente único. A nossa auditoria de cibersegurança à Plzensky Prazdroj, extensa e não invasiva, detetou os riscos que poderiam danificar a continuidade ou a integridade dos processos industriais da empresa”.

Ondřej Sýkora, Gestor de C&A da Plzeňský Prazdroj, comenta “A decisão de cooperar com a Kaspersky Lab foi facilitada por várias razões. A sua experiência no campo da cibersegurança de ICS, o seu profissionalismo e a versatilidade das suas soluções, em comparação com outros fornecedores, proporcionam-nos um valor mais elevado e garantem um futuro positivo ao nível da estratégia de segurança da empresa.”