13 °C Lisbon, PT
Novembro 17, 2018

Feijoada vegetariana da Católica no Porto viaja até à SIAL Paris

Refeição criada por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia participa na final do Ecotrophelia Europe, a 21 e 22 de outubro

Bean Ready, uma feijoada vegetariana pronta-a-comer, fonte de fibra e proteína, confecionada com produtos tradicionais portugueses. Esta é a inovadora refeição desenvolvida por uma equipa de alunas da Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto, que vai representar Portugal na competição Ecotrophelia Europe, a 21 e 22 de outubro. Refira-se que esta iniciativa, na qual competem estudantes do ensino superior de 17 países europeus, decorre na feira internacional SIAL, em Paris, e premeia produtos que destaquem a inovação alimentar.

A refeição “Bean Ready” é uma aposta clara na valorização de uma refeição tradicional e responde às atuais tendências de consumo, aliando o saudável, a autenticidade e a conveniência de utilização. Refira-se que o produto – constituído por feijão, arroz, cogumelos, couve e enchidos vegetais – foi o vencedor do Ecotrophelia Portugal, a edição nacional da competição que tem vindo a despertar cada vez mais o interesse de alunos e de instituições de ensino.

Ecotrophelia Europe celebra 10 anos

Após uma década de edições, o Prémio Ecotrophelia Europe decorre a 21 e 22 de outubro, no HALL #4 da feira SIAL Paris – a maior exibição de inovação e negócio agroalimentar da Europa. As apresentações dos produtos dos 17 países concorrentes serão efetuadas ao longo do dia de 21 de outubro e da manhã de 22. Refira-se que os vencedores serão anunciados nessa tarde, depois da avaliação e deliberação do júri especialista. Serão atribuídos quatro prémios: Ouro (cinco mil euros), Prata (três mil euros), Bronze (dois mil euros) e “Estratégia de Comunicação” (500 euros), a par de serviços de consultoria especializada. Destaque-se, ainda, que, nos últimos anos, mais de uma centena de produtos desenvolvidos por equipas participantes foram industrializados ou comercializados.