12 °C Lisbon, PT
Novembro 16, 2018

Casal de Ventozela Prime Selection: um vinho pensado “à maneira antiga”

Casal de Ventozela, produtor familiar localizado na pequena freguesia de Mogege, em Vila Nova de Famalicão, na sub-região do Vale do Ave, acaba de introduzir uma nova referência no seu espólio de vinhos: o Casal de Ventozela Prime Selection, que entra diretamente para o cimo da hierarquia da casa, afirmando-se como o primeiro topo de gama do produtor.

A justificação está na forma como o vinho é pensado e feito, recuperando uma das tradições mais antigas da região dos Vinhos Verdes. Devido à juventude e austeridade que os vinhos apresentavam logo após as colheitas, havia a necessidade de os domar e deixar repousar, sempre de forma controlada, até que estivessem prontos a ser bebidos. Quando bem acompanhados, estes vinhos revelavam uma significativa evolução, mostrando o seu potencial de envelhecimento.

O Casal de Ventozela Prime Selection é, assim, uma reinterpretação moderna desta técnica. Na prática, é composto por um blend de três colheitas selecionadas de Alvarinho e uma de Avesso. No caso da casta Alvarinho, foram recuperados os melhores lotes de 2015, com estágio de 30 meses, e de 2016, com estágio de 18 meses, ambos em barricas de carvalho francês. Seguiu-se a introdução da casta Avesso, da colheita de 2017. Foi depois engarrafado em 2017.

O resultado é um vinho complexo nos aromas, com notas de tosta perfeitamente integradas com citrinos e um perfil ligeiramente floral. No palato apresenta-se elegante, com boa acidez, revelando apontamentos de fruta branca. O conjunto afirma-se pela boa concentração e pela harmoniosa integração da madeira. Delicado, é a companhia perfeita para pratos de peixes gordos assados no forno, pratos de carne, massas e queijos leves.

A esta estreia, o produtor junta um novo lançamento, o Casa de Ventozela Avesso 2017, a tempo de celebrar a estação do bom tempo que promete prolongar-se. A distribuição é exclusiva da OnWine Nacional.