13 °C Lisbon, PT
Novembro 17, 2018

Brasmar comemorou o Dia Mundial do Polvo

A Brasmar celebrou o Dia Mundial do Polvo – um dos seus produtos-estrela, já eleito Sabor do Ano em 2017 e, novamente, em 2018.

Tem três corações e uma inteligência fora do comum. Rico em vitaminas e fonte de ferro, pode pesar até 50 quilos e medir cinco metros de comprimento. Falamos de um dos génios dos mares que desde sempre fez parte da cultura gastronómica portuguesa. Podendo ser consumido durante o ano inteiro – cozido, grelhado, em saladas, “à Lagareiro” e muito mais – é dotado de uma arte muito própria para se cozinhar. A Chef Inês Diniz, recentemente homenageada no Congresso Nacional de Cozinheiros, pelo seu contributo na gastronomia portuguesa, garante que trabalha com o Polvo Brasmar por se tratar de um produto e de uma empresa nacional de qualidade garantida.

A marca já comercializa este produto há 13 anos, tendo como proveniência principal a Costa Portuguesa, e conta com uma unidade de produção própria desde 2016. Em Portugal, tem sido a escolha de vários nomes de referência no setor tais como a Chef Inês Diniz, o Chef Vítor Adão, o Chef Álvaro Costa, o jovem Chef Pedro Jorge e a nutricionista Ana Bravo.

Pedro Cunha, Diretor de Negócio do Polvo, assegura que o Polvo Nacional Brasmar é “único” e considera a marca como “embaixadora deste produto no mundo”.

No Dia Mundial do Polvo, os colaboradores da empresa, reconhecidos como o seu principal ativo e os seus maiores embaixadores, foram os primeiros a ser convidados a celebrar a efeméride, com uma degustação exclusiva. Antecipando os festejos, a Brasmar levou também o seu polvo à 20.ª edição da Conxemar – Feira Internacional de Produtos do Mar Congelados – que decorreu nos passados dias 2, 3 e 4 de outubro e reuniu cerca de 740 empresas provenientes de 48 países, alcançando o recorde de expositores presentes e totalizando 38.000m2 de exposição. A Brasmar destacou-se ainda pela sua preocupação ambiental dado que, ao longo do evento, as cerca de cinco mil finger foods distribuídas foram servidas em embalagens biodegradáveis, descartando assim as opções de plástico.

Receita

FILETES DE POLVO COM ARROZ DO MESMO

Autoria: Chef Inês Diniz

Ingredientes:

Polvo inteiro ultracongelado Brasmar (3/4 Kg)
Cebola média picada (1)
Arroz Carolino (1Kg)
Azeite (q.b)
Farinha de Trigo (150 gr)
Ovos inteiros (6 unidades)
Óleo para fritar (1L)
Palitos

Preparação:

Descongelar o polvo.
Arranjar o polvo e lavar.
Retirar a cabeça e as pontas mais finas dos tentáculos, cortar aos pedaços e reservar.
Numa panela colocar um pouco de água e os tentáculos do polvo a cozer.
Esperar que levante fervura e colocar no mínimo.
Quando estiver cozido, tirar e põe-se a escorrer.
Reservar a água da cozedura.

Confeção:

ARROZ DE POLVO:
Num tacho, colocar o azeite e a cebola picada, deixar refogar levemente.
Em seguida põe-se os pedaços de polvo que estavam reservados e deixar refogar.
Aos poucos vai-se acrescentando a água de cozer o polvo.
Quando o polvo estiver refogado, colocar o arroz e deixar cozinhar até secar.
FILETES DE POLVO:
Depois dos tentáculos cozidos e arrefecidos, abrir ao meio e juntar as partes com ajuda dos palitos.
Em seguida passar por farinha e ovo batido.
Vão a fritar em óleo limpo e quente.
Depois da fritura colocam-se a escorrer papel.
Retiram-se os palitos.